Vai Turismo inicia etapa nos estados

Compartilhe:

 

Foi dada a largada para o trabalho do Vai Turismo – Rumo ao Futuro nos estados. O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo ((Cetur/CNC) realizou reunião, em 6 de julho, com facilitadores das Fecomércios para alinhamento dos encontros e oficinas que vão ser realizados nos estados. O projeto está no momento de mobilização e engajamento e a reunião tratou da formação dos Grupos de Trabalho Estaduais (GTEs).

Entre as responsabilidades das Federações, estão a articulação para engajamento das partes interessadas; o trabalho de divulgação do Vai Turismo, com suas atividades e resultados; a participação nos encontros e oficinas técnicas; e o apoio na identificação de outros projetos, documentos e informações nos estados que também busquem estimular o desenvolvimento do turismo.

Segundo esclareceu a assessora do Cetur/CNC, Márcia Alves, serão realizados dois encontros de sensibilização, para nivelar informações sobre políticas públicas, atrativos estaduais e o papel do empresariado na governança, para então partirem para as duas oficinas técnicas em que já serão trabalhadas as propostas de políticas públicas.

Representatividade

Cada GTE terá entre 25 e 40 participantes, indicados pelas Fecomércios. Essa lista inicial passa por uma análise de representatividade feita pela consultoria do projeto Vai Turismo e pela Confederação. A proposta é que os GTEs tenham representantes de diferentes segmentos da cadeia produtiva do turismo – agências de viagens e operadoras, transportes turísticos, meios de hospedagem, estabelecimentos de alimentação, parques temáticos, entre outros –, além de instituições de ensino e pesquisa, organizações civis e instâncias públicas.

Cássio Garkalns, consultor da assessoria técnica e metodológica do projeto, falou da necessidade de atrair as pessoas certas para que o conteúdo reflita as reais demandas do setor. “Se estamos querendo gerar documentos específicos para cada um dos estados que sejam robustos e consigam influenciar a agenda política dos candidatos das próximas eleições, precisamos envolver nos grupos de trabalho atores que, de fato, possam influenciar essa mudança”, destacou o especialista.

O Senac Nacional e o Cetur/CNC vão disponibilizar profissionais que farão o trabalho de mediação e facilitação junto aos GTEs. “Vamos conduzir um trabalho participativo para que ao fim desses encontros e oficinas a gente tenha um documento estruturado, viável e exequível, que represente as necessidades dos principais participantes desses grupos de trabalho, que entendemos que são os representantes do trade e do turismo naquele estado”, afirmou Garkalns.

Leia mais

Scroll to Top