Rio Innovation Week: CNC debate os rumos do comércio de bens, serviços e turismo no cenário de inovação tecnológica

Compartilhe:

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) integra a Rio Innovation Week (RIW), que será realizada entre 8 e 11 de novembro no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Além de uma programação especial em três estandes, a CNC promoverá uma série de encontros e palestras no Palco Conecta, no TurisTech Zone e no Palco Varejo. O principal objetivo é discutir quais os rumos do comércio de bens e serviços, bem como no segmento do turismo, em um contexto em que a inovação tecnológica pode alavancar novas perspectivas de negócios.

Como patrocinadora master do RIW, o intuito da CNC é promover a conexão entre empresários, investidores e as iniciativas de ponta em cada um dos setores representados pela Confederação. O presidente da CNC, José Roberto Tadros, reforça o protagonismo que a tecnologia assumiu, principalmente a partir da pandemia de covid-19, para a manutenção dos negócios não só no Brasil, como no mundo. “Com o distanciamento social, foi a tecnologia que nos salvou. E a transformação digital nas empresas deixou de ser opção para se tornar uma questão de sobrevivência”, afirma Tadros.

Instada pelo cenário desafiador, a entidade lançou o programa CNC Transforma, em 2020, uma plataforma para iniciativas focadas nas entidades do Sistema Comércio e nas empresas, e em 2022 criou a Diretoria de Economia e Inovação (Dein). “Estamos trabalhando no desenvolvimento de uma cultura que tenha a inovação como um de seus valores. Por isso, é tão importante estarmos presentes na Rio Innovation Week, que é uma oportunidade de conexão e aprendizado, além da oportunidade de mostrarmos um pouco do que estamos fazendo e de apoiar uma iniciativa que ajudará as empresas e os empreendedores a avançar”, enfatiza o presidente da CNC.

Cenários e prognósticos

Entre os destaques da programação organizada pela Confederação, está a palestra do VP da Walt Disney World, Dan Cockerell, e da Leadership Coach e Training Facilitator da Cockerell Consulting Group e da Disney Institute, Valerie Cockerell, nessa terça (8), às 16h30, no Palco Conecta, com mediação do analista da CNC Oscar Gordilho Nóbrega.

Pouco antes, às 14 horas, o diretor de Inovação e Tecnologia da CNC, Guilherme Mercês, e o vice-presidente de Relações Institucionais da Claro, Fábio Augusto Andrade, falarão sobre os desafios do 5G no Brasil.

Ao final da tarde do dia 8, o analista de Inovação da CNC, William Lima, mediará, no Palco Varejo, um painel sobre a atuação do Sistema Comércio no Ecossistema de Inovação. Participam os representantes do Senac Pernambuco, Marcello Ramalho de Mello, do Paraná, Renata Keilhold Selotto, de Goiás, Gabriel Schimchak, do Rio Grande do Sul, Giancarlo Giacomelli, e do Mato Grosso do Sul, Gilka Trevisan.

No dia 10, a economista da Confederação Izis Ferreira falará sobre a bancarização do varejo, no Palco Varejo, a partir das 18 horas. Já na sexta-feira, 11, às 10h30, a diretora de Relações Institucionais da CNC, Nara de Deus, e o especialista em oportunidades na atividade legislativa e regulatória, Elielson Almeida, apresentarão a Agenda Institucional do Comércio. Por fim, às 15 horas, Guilherme Mercês fará um sobrevoo sobre os cenários econômicos e impactos no varejo.

TurisTech Zone

No primeiro dia do evento, na TurisTech Zone, será debatido se o Tax Free para o turista internacional seria uma política pública interessante para o País. O programa consiste em reembolsar aos turistas impostos pagos em compras, o que, segundo o consultor da Presidência da Fecomercio-RJ, Otávio Leite, pode induzir o consumo e atratividade de turistas estrangeiros.

Ainda na terça-feira, a partir das 18h30, o economista da CNC Fabio Bentes vai lançar o boletim digital Panorama do Turismo, no palco do TurisTech Zone. O Panorama traz dados como receita do setor, abertura de empresas, geração de vagas de trabalho e projeções e será atualizado mensalmente.

No dia 10 de novembro, o assessor de Relações Institucionais do Departamento Nacional do Senac, Antônio Henrique Borges, fala dos impactos da sociedade 5.0 no turismo e do desafio da educação profissional neste cenário, às 16h15. E o diretor da CNC, responsável pelo Cetur, Alexandre Sampaio, em parceria com Cassio Garkalns, da GKS Negócios Sustentáveis, apresenta as ações, resultados e propostas do movimento Vai Turismo – Rumo ao Futuro, às 17 horas.

E encerrando as palestras no espaço Turis Tech Zone, a bióloga, Doutora em Ciência Ambiental e Gerente de áreas naturais protegidas do Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália, apresenta o case do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, às 14h45, mostrando como a natureza pode ser uma oportunidade para o turismo, principalmente em uma experiência inovadora de turismo social e responsável.

Confira aqui a programação completa

Leia mais

Scroll to Top