Posicionamento da CNC sobre a recriação do MDIC

Compartilhe:

Em relação à intenção de recriação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, anunciada pela equipe de transição do governo eleito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) avalia que a iniciativa é positiva por dar relevância e foco estratégico para setores fundamentais da economia brasileira.

Para a CNC, a figura de um ministro dá peso político para impulsionar a implementação de políticas públicas para os setores abrangidos, além de ser um aceno do presidente eleito de que as temáticas relacionadas serão tratadas como prioridade.

A Confederação, no entanto, observa que, para ser efetivo, o futuro ministério terá que dispor da autonomia, do poder e dos recursos necessários para fazer frente às necessidades setoriais que deverão incluir prováveis desonerações de impostos, incentivos, acesso a crédito, entre outros.

É importante também que, na possível recriação do ministério, seja incluído e valorizado o setor de serviços, um dos que mais sofreram com a pandemia e que se vê ameaçado com expressivo aumento de carga tributária em propostas tramitando no Congresso Nacional.

Dessa forma, o novo ministério poderá representar um fator de real estímulo para o desenvolvimento do País, com foco na reindustrialização e no fortalecimento do comércio, tanto de bens quanto de serviços que compõem a base do setor terciário, responsável por mais de 70% das riquezas geradas pelo PIB brasileiro.

Leia mais

Scroll to Top