Entrevista: Gilvan Pereira Júnior

Compartilhe:

GILVAN PEREIRA JÚNIOR – superintendente de Turismo do Estado de Rondônia

À frente da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) do Estado de Rondônia, desde 2019, Gilvan Pereira Júnior fala dos programas de apoio ao fortalecimento do turismo nos municípios e da parceria do Conetur da Fecomércio-RO.

No início do seu primeiro mandato, como Superintendente de Turismo de Rondônia, foi lançado o Programa “Viaje Mais Servidor”, o que é o programa e quais os benefícios deste programa para o setor de turismo?

O Programa Viaja Mais Servidor é uma política de expansão dos destinos turísticos regionais e incentivo aos mais de 52 mil servidores públicos rondonienses a viajarem pelo estado, promovendo e proporcionando oportunidades de viagens e de uso fruto aos benefícios das atividades turísticas, como forma de fortalecimento ao setor em Rondônia, contemplando parcerias com associações competentes do segmento em consonância às empresas do setor privado.

Quais as estratégias e expectativas para o turismo regional?

Estamos executando três programas dos 10 eixos de desenvolvimento para o turismo, previsto na Lei Ordinária nº 5.093 de 24 de agosto de 2021. O programa Viva Rondônia que visa a gestão compartilhada com os municípios, o fortalecimento através de projetos voltados para aceleração, inovação, governança, capacitação, empreendedorismo e educativo.

Programa Rondônia Para Todos presta apoio aos municípios disponibilizando Ata de Registro de Preços com estrutura para eventos (palco, som, iluminação, bamheiros químicos, tendas, climatização, telão de LED, entre outros. Atende os municípios quanto a elaboração de projetos e articulação para captação de recursos.

Programa Aki TemTurismo empreende ações de publicidade para impulsionar o crescimento e promover experiências inesquecíveis nos rondonienses e está comprometido em apresentar as potencialidades turísticas, belezas naturais, gastronomia, negócios, pesca esportiva, lazer, etnoturismo, dentre tantas fantásticas maravilhas de Rondônia. Com o programa a SETUR vem despertar o rondoniense a descobrir Rondônia em seus destinos fantásticos. A nova estratégia agrega campanhas promocionais alinhadas com o objetivo estratégico para divulgar e estimular o desenvolvimento de mercado turístico segmentado proporcionar conhecimento dos atrativos rondonienses, fomentar e fortalecer o setor, incentivar a prática turística e o turismo de proximidade.

Quais as propostas de políticas públicas que estão sendo trabalhadas pela Setur para fortalecimento e desenvolvimento do turismo no Estado de Rondônia?

O primeiro passo foi fazer aproximação com os parceiros fomentadores como FECOMERCIO/ CONETUR e formatar os anseios do mercado turístico. A Setur tem como principal objetivo oferecer meios atrativos aos municípios juntamente com o Governo do Estado de Rondônia, desenvolvendo o Programa Rondônia para Todos com a intenção de prestar apoio, através de sua equipe técnica, para alcançar objetivos e metas promovendo, assim, os atrativos turísticos, a cultura estadual, municipal e potencializando o setor empresarial através desses eventos.

Qual o apoio oferecido pela SETUR aos municípios para investimentos em ações e projetos voltados ao setor, e como o crescimento das atividades turísticas poderão favorecer estes municípios?

O Estado tem atuado através de projetos locais dentro dos municípios, trazendo a divulgação dos pontos turísticos regionais e comércios do nosso Estado. Nossa maior perspectiva é o aumento do desenvolvimento econômico de cada município, e uma visibilidade crescente em nosso Estado. O Conetur é um dos grandes parceiros que tem fortalecido e viabilizado muitas ações conjuntas para o desenvolvimento do Turismo.

Como o Estado está atuando nas retomadas das atividades turísticas, e quais suas perspectivas quanto ao crescimento do setor para 2023?

Dentro de cada projeto desenvolvido, nossos maiores resultados têm sido o crescimento dos comércios perante a grande procura e visibilidade que temos alcançados através dos pontos turísticos regionais que temos em cada município. Há de considerar os planos de ação do Conetur que tem contribuído com os resultados no avanço econômico.

Leia mais

Scroll to Top