Conselho de Turismo da CNC apresenta projeto Vai Turismo ao MTur

Compartilhe essa publicação:

O diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da entidade, Alexandre Sampaio, se reuniu, de forma virtual, com membros do Ministério do Turismo (MTur) para apresentar o projeto Vai Turismo, no dia 13 de setembro. A iniciativa da CNC vai reunir sugestões de políticas públicas que valorizem e impulsionem os potenciais turísticos brasileiros, a partir de uma integração nacional entre entidades representativas do setor e a sociedade.

De acordo com Sampaio, a ideia do projeto surgiu diante do quadro crítico pelo qual o turismo atravessa durante a pandemia de covid-19, somado à proximidade das eleições de 2022. “Nós entendemos que é preciso desenvolver propostas críveis para o turismo, e com a estrutura da CNC, Sesc, Senac e federações do comércio, teremos condições de ajudar a cadeia turística por todo o País. A partir desse trabalho conjunto vamos desenvolver um documento com propostas de políticas públicas para o setor, que será entregue aos candidatos das eleições do ano que vem”, explicou.

O diretor da CNC também destacou que é preciso levar em consideração as particularidades de cada região do País para desenvolver propostas específicas para cada localidade, colocando à disposição da capilaridade do Sistema CNC-Sesc-Senac no processo. “Nós temos unidades do Sesc e do Senac espalhadas por milhares de municípios no País, e temos as federações do comércio nas 27 unidades federativas. A ideia é reverberar o projeto de forma a levar o amplo debate sobre a importância do turismo a todos os estados”, afirmou.

De acordo com o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França Cordeiro, é possível cruzar o projeto Vai Turismo com um trabalho que vem sendo realizado pelo MTur para consolidar um grande hub de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI’s), um conceito de espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica e sustentável.

“Nós estamos mapeando DTIs em alguns municípios brasileiros, e a ideia é criar uma rede nacional com esses destinos. Por que não estudar uma parceria com um projeto Vai Turismo? O momento do setor exige união de forças e o momento é oportuno”, afirmou o secretário.

A diretora de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo, Nicole Facuri, explicou que o objetivo do projeto é propor um plano de transformação que pretende elencar o que é preciso ser feito para um destino se tornar um DTI. “A partir disso, talvez seja possível gerar um cardápio de possibilidades para políticas públicas, o que contribui com a Vai Turismo. Além disso pretendemos, futuramente, disponibilizar essa metodologia para que qualquer cidade possa utilizar o modelo”, afirmou.

Por fim, Sampaio destacou que as DTI’s representam um olhar para o futuro e é um conceito moderno de turismo. “A estrutura da CNC está à disposição para uma parceria com o MTur. Mais de 500 lideranças do trade estão participando do projeto Vai Turismo e a contribuição do Ministério é fundamental para o desenvolvimento dos nossos potenciais turísticos”, concluiu.

Scroll to Top