ENTREVISTA: Fátima Bezerra – Governadora do Rio Grande do Norte

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Governadora do RN, a professora Maria de Fátima Bezerra fala ao Portal do Comércio e à revista CNC Notícias (Foto: Assessoria de Comunicação/Governo do RN)

O turismo é um dos pilares econômicos do Rio Grande do Norte. Que ações têm desenvolvido para reforçar o setor? Que ações têm sido desenvolvidas para reforçar o setor nesse momento de pandemia?

O nosso Governo tem um olhar diferenciado para o turismo, reconhecemos que este é um dos principais motores da economia potiguar. É uma indústria dinâmica que movimenta uma cadeia de mais de cinquenta atividades, um grande gerador de empregos e multiplicador de renda para o povo do Rio Grande do Norte. Por isso, ao longo de um ano de pandemia, o Governo do RN, unindo a Secretaria de Turismo a outras Secretarias de Estado, realizou diversas ações para mitigar os impactos no setor. A lista de medidas concretas é extensa e pode ser dividida entre ações sociais, de segurança sanitária, econômicas e de promoção. O Rio Grande do Norte foi um dos primeiros estados a construir o Plano de Retomada para o Turismo, desenvolvido em parceria com as entidades do trade turístico e Comitê Técnico e Científico. Entre as ações do plano, está a criação do Selo Estadual Turismo + Protegido que certifica os estabelecimentos e serviços turísticos do RN quanto aos protocolos de biossegurança. Paralelamente, promovemos a capacitação gratuita dos profissionais para adesão ao selo, realizada em parceria com o Sistema S, por meio do Senac-RN, fundamental no processo de consolidação do Rio Grande do Norte como destino seguro. Quanto às medidas sociais, foram distribuídas mais de 200 mil máscaras, por meio do programa RN+Protegido, para os municípios e entidades destinadas a profissionais de turismo de todo o Estado e doados 7,5 toneladas de alimentos em quase 400 cestas básicas, além de kits de higiene aos profissionais autônomos do setor em situação de vulnerabilidade, por meio do Programa RN Chega Junto. Diversas medidas de impacto econômico foram implementadas, como a criação de linhas de crédito específicas para os profissionais do turismo que atendem autônomos, informais, pequenas e médias empresas. Foram mais de R$ 10 milhões em crédito para capital de giro, destinados aos segmentos de bares, restaurantes e empresas com atuação relacionada ao setor de turismo e lazer. Além de juro zero para o pagamento das faturas de gás natural atrasadas e, para o segmento comercial, incluindo setores de restaurantes e hotelaria, o pagamento parcelado e com juro zero. A redução do ICMS de 25% para 12% da carga tributária incidente nas operações com energia elétrica da rede hoteleira potiguar. Prorrogação do pagamento de ICMS para empresas optantes do Simples Nacional por 90 dias referentes aos meses de março, abril e maio, a serem pagos em duas parcelas. Isenção da cobrança de tarifa de água para bares e restaurantes, além de consumidores de baixa renda, de 1º de abril a 30 de junho de 2021. Criação do Programa Turismo Cidadão, projeto piloto em parceria com o programa da Secretaria de Tributação do RN, no qual o cidadão troca pontos por diárias e passeios turísticos dentro do Rio Grande do Norte, incentivando a interiorização do turismo e fomentando o setor. O Governo do RN, por meio Setur e da Emprotur, desenvolve ações de promoção nacional como a realização do Band Verão, uma campanha entre o Governo do RN e a Rede Bandeirantes que exibiu 24 horas de conteúdo sobre o destino Rio Grande do Norte e mostrou as belezas, a cultura, a gastronomia, a aventura e tudo que o RN tem para oferecer. Foi realizada também a capacitação de mais de 7 mil agentes de viagens (regionais e nacionais) sobre o Rio Grande do Norte, suas potencialidades e também sobre a importância dos rígidos protocolos de biossegurança.

Qual a importância de profissionalizar a atividade turística?

Agora, mais do que nunca, discute-se a importância da qualificação dos profissionais do turismo. A pandemia impôs uma realidade em que protocolos de biossegurança são imprescindíveis não só para melhor atender o turista, mas sobretudo para salvar vidas. O Rio Grande do Norte tem investido fortemente na capacitação dos profissionais do Turismo, considerando os desafios para a retomada do setor. Não somente direcionada ao combate à covid-19, apesar de pesquisas demonstrarem que a adoção de protocolos de biossegurança veio para ficar. Ao longo do último ano, o Governo do RN, por meio da Secretaria de Turismo do Estado e Emprotur, em parceria com outras entidades e o trade, como Abav e Sebrae, tem realizado ações de capacitação para diversos segmentos turísticos. O foco é reaquecer e fomentar o setor em todo o território potiguar, inclusive para os profissionais de cidades do interior do Estado. Acreditamos que a atuação do Governo Estadual na capacitação do turismo pode contribuir não só para a retomada da atividade econômica no Estado, mas sim deixar um legado permanente, principalmente no investimento da interiorização do turismo.

Como avalia as parcerias com o Sistema Fecomércio-RN?

O Sistema Fecomércio-RN é um importante parceiro do Governo do Estado. Recentemente, podemos destacar o Projeto Sírio, contratado pelo nosso Governo para utilizarmos a experiência e base de pesquisa da Fecomércio no nosso setor de dados de inteligência do turismo. O Plano de Retomada do Turismo, que teve início em setembro de 2020 e tem previsão de ocorrer em 18 meses, aconteceu com ampla parceria entre o Sistema Fecomércio, a Secretaria de Estado de Turismo do RN, a Empresa de Promoção Potiguar (Emprotur) e as entidades que compõem o trade potiguar. Devido a essa união e excelência, fomos o primeiro estado brasileiro a conseguir um selo de segurança sanitária internacional: o Safe Travel. Nós construímos junto ao Sistema Fecomércio o Selo Turismo+Protegido, um selo exclusivo do nosso estado, e oferecemos por meio do Senac cursos gratuitos aos profissionais da área do Turismo para se capacitarem neste momento de convívio com a pandemia, fomos pioneiros nesta iniciativa que foi reproduzida em vários estados da Federação. Podemos ainda lembrar da parceria que fechamos com o Hotel-Escola Senac Barreira Roxa para abrigar os servidores da saúde durante as folgas e não infectar, naquele primeiro momento, os seus familiares. Essa parceria entre o Governo do Estado do RN e o Sistema Fecomércio é duradoura e repleta de êxito para o povo do Rio Grande do Norte.

O RN está bem posicionado no mercado como destino turístico?

Estamos muito bem posicionados em alguns segmentos: sol e mar, por exemplo, somos referência há anos. Mas não podemos nos acomodar com esse título, o turismo de aventura e de experiência encontra no Rio Grande do Norte uma excelente oportunidade. Somos também ótimos em receber, já fomos até reconhecidos nacionalmente por ser o estado mais hospitaleiro do Brasil. Estamos, pela primeira vez na história, sediando a largada do Rally dos Sertões e o primeiro rally de kitesurf de longa distância, ambos com o apoio do Governo do Estado. Buscamos, assim, nos posicionar nos cenários nacional e internacional quanto ao destino para prática desses esportes. Nosso Centro de Convenções de Natal é um excelente equipamento público que certamente será um diferencial competitivo quando pudermos receber grandes eventos. A pandemia não acabou com o nosso sonho, ela apenas adiou e nos deu oportunidade de nos estruturarmos mais e melhor para receber tantos turistas aqui.

Quais são os principais diferenciais do RN como destino turístico nacional e internacional? 

Com 400 km de litoral, as praias são o nosso carro-chefe para o turismo nacional e internacional, mas, agregado a essas belezas naturais, temos uma gastronomia rica e a cultura do povo acolhedor do Rio Grande do Norte que ganham destaque. Por meio da Emprotur, estamos cada vez mais colocando na prateleira das agências e operadoras de turismo nacional e internacional outros destinos no interior do Estado que possuem um grande potencial turístico, como é caso do Geoparque Seridó, que está prestes a se tornar o mais novo geoparque do Brasil e um dos poucos, na América Latina, reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco); assim como a imagem de Santa Rita de Cássia, na cidade de Santa Cruz/RN, e as cidades serranas que fazem parte das Serras do Agreste Potiguar, além do Polo Serrano, e destacamos sempre a presença forte da cultura na cidade de Mossoró/RN e toda a região do Alto Oeste. Com isso, vamos ganhando cada vez mais visibilidade de outros atrativos e diversificando os diferenciais do turismo no Rio Grande do Norte, seja com o público profissional, operador ou agente de viagem, ou com o público final, o viajante em si.

O estado vive um momento de transição quanto a operação do seu principal aeroporto, como o governo está acompanhado e quais as perspectivas? 

Nosso papel é acompanhar de forma atenta e vigilante para que o Rio Grande do Norte não tenha prejuízos e que não ocorram perdas nos empregos, nos serviços e também na nossa competitividade turística. Por isso, sugerimos a criação, e o Ministério acatou prontamente, de um grupo de trabalho que está acompanhando todo o processo e temos como representante o Bruno Reis, diretor-presidente da Emprotur, com longa experiência no setor aeroviário. Em abril, encerrou-se o processo de consulta pública, com audiência pública. A partir de maio, começará o prazo para registro de protocolo no Tribunal de Contas da União. As nossas expectativas são otimistas quanto ao novo concessionário, o Ministério da Infraestrutura nos adiantou que existem alguns grupos interessados e que já possuem a concessão de outros aeroportos no Brasil, esperamos que isso ocorra o mais rápido possível e que seja um processo de lisura para que a empresa ganhadora, junto com o Governo do Estado, possa investir na captação de novos voos para o RN.

*Entrevista realizada pela Fecomércio-RN para a editoria Turismo e Hospitalidade da revista CNC Notícias

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