Balanço positivo no encerramento do 37º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

Compartilhe essa publicação:

Mais de mil participantes inscritos, entre empresários e representantes de sindicatos empresariais e de Federações, 17 eventos simultâneos, como palestras, painéis e oficinas sobre temas de interesse do varejo, além de uma intensa troca de experiências. Este foi o saldo do 37º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), realizado em Brasília (DF), nos dias 17, 18 e 19.

De volta à capital federal após 20 anos, o evento foi realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF), com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A presença do grande público, que chegou ao Centro de Convenções Brasil 21 em caravanas de vários estados, foi o marco histórico deste congresso.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, parabenizou os presidentes da Fecomércio-DF e do Sindivarejista-DF, respectivamente José Aparecido Freire e Sebastião Abritta, pelo empenho e dedicação a este grande evento, que contribuiu para trocas de conhecimentos e de informações entre os empresários. “Aprender coisas novas e compartilhar vivências faz parte da rotina do empresário. O 37º CNSE cumpriu com excelência o papel de aproximar as pessoas, possibilitando o networking, que já vínhamos sentindo muita falta por causa da pandemia”, afirmou.

Aprendizados

Ao longo de três dias de evento, os painéis, palestras e oficinas abordaram temas relevantes aos empresários, como tributação dos serviços prestados pelos sindicatos, e-commerce, inovação e tecnologia, reforma trabalhista, negociações coletivas, contribuições assistenciais, perspectivas para as micro e pequenas empresas, entre outros.

A CNC esteve no palco principal, na palestra “Perspectivas para o Pequeno e Médio Comércio”, com a participação do vice-presidente financeiro da entidade, Leandro Domingos, e do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; e na palestra “A relação da CNC e Entidades de Base”, que reuniu integrantes das divisões de Relações Institucionais (DRI), de Economia e Inovação (Dein) e Jurídica e Sindical (DJS).

Estande

O estande da CNC foi um destaque à parte no 37º CNSE. O local foi visitado por centenas de pessoas, que conheceram melhor as soluções produzidas pela entidade para dar suporte ao trabalho desenvolvido pelos sindicatos e Federações.

Por meio de bancadas, a CNC apresentou os programas Atena, UNICnc, Vai Turismo – Rumo ao Futuro, Agenda Institucional do Sistema Comércio e Ecos. Também foram disponibilizados serviços como sites sindicais para sindicatos ligados ao Sistema Comércio. Os braços sociais do Sistema Comércio, o Sesc e o Senac, e a Fecomércio-DF, também estiveram presentes no estande.

União

Sebastião Abritta destacou o papel informativo do evento, que contou com a presença de especialistas, comunicadores, advogados e com a equipe técnica da CNC na condução das palestras e painéis. “Todos nós sairemos deste evento com a bagagem de conhecimento muito maior. Este congresso foi caracterizado pela união pela amizade, força e união de todos”, afirmou.

José Aparecido Freire, por sua vez, agradeceu ao presidente José Roberto Tadros pelo apoio à realização do 37º CNSE e também agradeceu a todos os participantes por investir na participação no congresso. “Nós idealizamos o evento, mas sem a presença de vocês, não teria sido um sucesso”, disse.

Scroll to Top