Alckmin assume ministério, e CNC destaca sua boa interlocução com o setor produtivo

Compartilhe essa publicação:

Solenidade de investidura do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, no cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), no Palácio do Planalto.

O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, participou da cerimônia de posse do vice-presidente Geraldo Alckmin como ministro do recriado Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

A solenidade foi realizada no Palácio do Planalto, na manhã desta quarta-feira (4 de janeiro), em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para o presidente da CNC, a integração dos setores em um ministério pode representar um fator de real estímulo para o desenvolvimento do País, com foco na reindustrialização e no fortalecimento do comércio de bens e de serviços. Tadros enfatizou o perfil do ministro, considerado por ele como um político íntegro, honesto e decente, como um ativo importante para uma melhor interlocução com os setores produtivos do País.

“Geraldo Alckmin tem uma preocupação especial com o desenvolvimento econômico do Brasil. Nós também acreditamos que o crescimento econômico só é eficaz quando todos se beneficiam”, afirmou.

Expansão do comércio e fomento aos serviços

Durante o discurso de posse, Alckmin falou sobre as metas do ministério. “Os desafios da competitividade brasileira precisam ser superados. Vamos buscar a abertura de novos mercados para bens e serviços, o aumento da base exportadora do Brasil com a inclusão de empresas de menor porte no comércio exterior”, disse.

A política de comércio exterior, continuou Alckmin, passa pela desburocratização, financiamento, promoção comercial, mais acordos comerciais e esforço redobrado na superação de barreiras aos produtos brasileiros no exterior. Entre outras prioridades, Alckmin também destacou o apoio à reforma tributária e às micro e pequenas empresas.

Ele ainda lembrou a criação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, nos anos 1950, durante o governo de Juscelino Kubitscheck, cuja agenda de industrialização e Plano de Metas eram sintetizados no lema “50 anos em 5”. A recriação do ministério tem como pautas, conforme disse o novo ministro, a “reconstrução da indústria, expansão do comércio e fomento ao setor de serviços”. Alckmin finalizou sua fala enfatizando o desejo de que venham dias de crescimento e justiça social.

Scroll to Top